01/04/2026

A floresta autóctone ganha vida em casa!

No âmbito do trabalho desenvolvido pelas salas de Jardim de Infância de Gavião e Comenda sobre a preservação da natureza e das espécies nativas do nosso país, as crianças participaram numa atividade especial, que contou com a colaboração fundamental das famílias.
Cada família foi desafiada a criar, em casa, uma árvore autóctone portuguesa, como o carvalho, o castanheiro, o sobreiro, o medronheiro ou a azinheira, utilizando materiais recicláveis. Papéis, caixas, garrafas, rolhas, tampas e outros materiais ganharam nova forma e transformaram-se em verdadeiras obras de arte, repletas de criatividade e originalidade.
As árvores criadas foram reunidas, no átrio da Escola, numa exposição intitulada “A floresta autóctone ganha vida em casa!” Um espaço colorido, diversificado e cheio de vida, que demonstra que, quando trabalhamos em conjunto, a natureza floresce, mesmo dentro da escola.
A atividade promoveu comportamentos responsáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo que reforçou a participação das famílias no processo educativo.
Agradecemos a todas as famílias pela criatividade, empenho e entusiasmo demonstrados. Mais do que uma atividade artística, este projeto tornou-se um momento de partilha, descoberta e sensibilização para a importância de cuidarmos da nossa floresta.