Home » WORKSHOP REPÓRTER LOCAL, inserido no Projeto Cultural de Escola (PCE)

WORKSHOP REPÓRTER LOCAL, inserido no Projeto Cultural de Escola (PCE)

No presente ano letivo, integrado no Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes, nove alunos de diferentes anos e turmas (7º ano, 8º ano e 11º ano) com supervisão do mentor Paulo Silva, participaram num workshop formativo.
Este Workshop foi dinamizado pela HELP IMAGES numa parceria estabelecida entre o Plano Nacional das Artes e a Associação de Estados Ibero Americanos e decorreu em 3 escolas da região Alentejo: Gavião, Avis e Castelo de Vide.
O principal objetivo era transmitir conhecimentos audiovisuais básicos para a realização de pequenos filmes, com equipamentos de imagem e som amadores ou semiprofissionais.
Esta é uma excelente ferramenta para aprender a produzir material audiovisual para promoção e divulgação de ideias, eventos e projetos. É também uma oportunidade para fomentar uma participação mais ativa e cívica na sociedade através da realização de filmes e fotografias, com alertas, noticias e reporting, para difundir nas redes sociais, sites e outros canais de comunicação.
Permitiu o desenvolvimento de competências nas áreas de:

• Criatividade: escrita criativa e desenvolvimento de conceito/ideia;
  • Produção: elaboração de um orçamento, reconhecimento das necessidades de pré-produção e produção geral de filmagens; ética jornalística e segurança no trabalho;
  • Realização: técnicas de captação de imagem, som e pós-produção, assim como realização.

A apresentação dos trabalhos finais decorreu no dia 6 de junho com a presença de alguns convidados e famílias dos alunos. As 2 reportagens serão divulgadas, brevemente, nas redes sociais do agrupamento.

Paralelamente, as turmas do 4º ano, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário usufruíram de uma Mostra “I LOVE 2 HELP” – Mostra do Filme Solidário (Mostra) que se caraterizou pela exibição de filmes publicitários, ficção e curtas metragens (dentro do âmbito das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), seguida de um debate com a audiência sobre os temas abordados nos filmes apresentados.

Genoveva Belona, coordenadora PCE