No presente ano letivo, integrado no Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes, nove alunos de diferentes anos e turmas (7º ano, 8º ano e 11º ano) com supervisão do mentor Paulo Silva, participaram num workshop formativo.
Este Workshop foi dinamizado pela HELP IMAGES numa parceria estabelecida entre o Plano Nacional das Artes e a Associação de Estados Ibero Americanos e decorreu em 3 escolas da região Alentejo: Gavião, Avis e Castelo de Vide.
O principal objetivo era transmitir conhecimentos audiovisuais básicos para a realização de pequenos filmes, com equipamentos de imagem e som amadores ou semiprofissionais.
Esta é uma excelente ferramenta para aprender a produzir material audiovisual para promoção e divulgação de ideias, eventos e projetos. É também uma oportunidade para fomentar uma participação mais ativa e cívica na sociedade através da realização de filmes e fotografias, com alertas, noticias e reporting, para difundir nas redes sociais, sites e outros canais de comunicação.
Permitiu o desenvolvimento de competências nas áreas de:
- Criatividade: escrita criativa e desenvolvimento de conceito/ideia;
- Produção: elaboração de um orçamento, reconhecimento das necessidades de pré-produção e produção geral de filmagens; ética jornalística e segurança no trabalho;
- Realização: técnicas de captação de imagem, som e pós-produção, assim como realização.
A apresentação dos trabalhos finais decorreu no dia 6 de junho com a presença de alguns convidados e famílias dos alunos. As 2 reportagens serão divulgadas, brevemente, nas redes sociais do agrupamento.
Paralelamente, as turmas do 4º ano, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário usufruíram de uma Mostra “I LOVE 2 HELP” – Mostra do Filme Solidário (Mostra) que se caraterizou pela exibição de filmes publicitários, ficção e curtas metragens (dentro do âmbito das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), seguida de um debate com a audiência sobre os temas abordados nos filmes apresentados.
Genoveva Belona, coordenadora PCE

























