Home » Visita virtual da turma B do 8º ano ao Núcleo Museológico de Mantas e Tapeçarias de Belver

Visita virtual da turma B do 8º ano ao Núcleo Museológico de Mantas e Tapeçarias de Belver

No dia 25 de março, durante o período da manhã, a turma B do 8º ano, visitou, virtualmente, o Núcleo Museológico de Mantas e Tapeçarias de Belver, através de visionamento de filme, com percurso guiado pela técnica do Município, D. Olga Teixeira, que explicou o ciclo agrícola do linho, bem como todas as  etapas  de  transformação do mesmo, com destaque para o processo de tecelagem. Seguiu-se um interessante debate subordinado à questão do Linho vs Plástico (vantagens e desvantagens), com a moderação de alguns docentes.

Esta atividade culminou com a entrevista à referida técnica, que respondeu a todas as questões lançadas pela turma, elucidando sobre o património cultural e natural concelhio, e partilhando curiosidades sobre os instrumentos usados na tecelagem e transformação do linho.  Foi possível à turma refletir sobre a importância do linho em termos históricos e, especialmente, do seu impacto na economia local.

Embora cansativa, foi uma experiência bastante enriquecedora, que permitiu o desenvolvimento de competências associadas à comunicação, colaboração, criatividade e conhecimento, a partir da orientação dos docentes envolvidos na disciplina de G2RC.  De elogiar, e parabenizar, a atitude de responsabilidade e envolvimento da turma!

Aguarda-se com expectativa a visita ao núcleo para outras descobertas e olhares …

Um especial agradecimento à coordenadora de Projetos, Genoveva Belona, bem como à técnica do Município, Filipa Paixão, e, claro, à D. Olga Teixeira, pela amabilidade e atenção dispensadas.

Os alunos do 8º B