Home » Visita de estudo: Torre de Belém e Oceanário – Lisboa

Visita de estudo: Torre de Belém e Oceanário – Lisboa

No dia 3 de março os alunos do 5º ano de escolaridade da nossa escola deslocaram-se a Lisboa. Num primeiro momento, os alunos visitaram a Torre de Belém, com a atividade intitulada “Vem conhecer a Torre”. Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das joias da arquitetura do reinado de D. Manuel I. No conjunto arquitectónico podemos separar dois corpos distintos, modelos da arquitetura militar: a torre de menagem medieval e o baluarte moderno que, com dois níveis para disparo de artilharia, permitia um tiro de maior alcance, rasante e em ricochete sobre a água.

A Torre de Belém é um referente cultural, um símbolo da especificidade do país que passa pelo diálogo privilegiado com outras culturas e civilizações. Guardiã da nossa Individualidade e Universalidade, viu este estatuto confirmado quando, em 1983, foi classificada pela UNESCO como “Património Cultural de toda a Humanidade”.

Num segundo momento, os alunos visitaram o Oceanário, com a atividade “Animais do avesso”. Este programa pretende explorar a fisiologia de algumas espécies marinhas, abordando temas como: a diversidade de seres marinhos, variedade de formas e revestimento dos animais marinhos, como se deslocam e alimentam, como respiram e se reproduzem e a influência dos fatores do meio nos animais marinhos.

Sublinhados dos alunos:

  • “Gostei muito de ir, vi coisas que não vi quando fui com o meu pai.” (Jéssica Garrido – 5º A);
  • “ Adorei ir à Torre de Belém e ao Oceanário, fazer as atividades e gostei de conhecer novos animais.”(Daniela Pitacas – 5º A);
  • “Adorei esta visita de estudo foi muito divertido, foi a melhor visita.” (Guilherme Repolho -5º B);
  • “ Adorei, pois vi imensas e aprende coisas boas. Pude estar com os meus amigos e divertir-me com eles. Gostei da Torre de Belém e do Oceanário. Foi muito agradável sair da escola para aprender.” (Tomás Pereira – 5º B);
  • ”Como uma aventura no conhecimento.” (Mariana Simão – 5º B);
  • “ Foi muito fixe.” (Eduardo Tomás- 5º B).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.