Home » Visita de Estudo Peça de teatro “As Aventuras de Ulisses” e Museu Lisboa Story Centre

No dia 28 de janeiro os alunos do 6º ano de escolaridade da nossa escola deslocaram-se a Lisboa. Num primeiro momento, os alunos visitaram o Museu Lisboa Story Centre – memórias da cidade, situado no Terreiro do Paço. Este equipamento interativo conta-nos, do passado ao presente, os principais eventos da cidade.

O percurso da visita está organizado em seis núcleos fundamentais: Lisboa: Mitos e Realidades, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, Primórdios mitológicos, Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade. Segue-se o núcleo Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo, Para Além do Horizonte, o Padre Voador, a Cidade Magnificente, Morte e Política e a Igreja. Na secção dedicada ao 1 de novembro de 1755, o dia de Todos os Santos é abordado o Terramoto e a cidade em ruínas, passando para o núcleo sobre a Visão de Pombal, que apresenta o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade. E, por fim, o núcleo Terreiro do Paço, no qual é abordada a Praça: Política e Lazer.

No segundo momento, os alunos assistiram à peça de teatro “As aventuras de Ulisses”, no auditório do colégio Pedro Arrupe. A peça começou de uma forma algo moderna: alguns deuses decidiam o futuro de Ulisses através de um jogo de consola. Seguiu-se uma divertida e fantástica representação com alguns atores conhecidos que nos levaram pela fantástica viagem de regresso a Ítaca do nosso herói.
Sublinhados dos alunos:

“ A visita de estudo foi muito interessante, mas gostei principalmente do museu, pois aprendemos de uma forma divertida, mas também muito diferente.” (Francisca Labronso – 6º A);

“ Gostei muito de ir a Lisboa e especialmente ao teatro, porque aprendemos e divertimo-nos ao mesmo tempo.” (Duarte Dias – 6º A);

“Gostei muito de ir ao museu, porque é uma forma de nos divertimos enquanto estamos a aprender. Também gostei do teatro, porque mistura o séc. XXI com o tempo de Ulisses, o que o tornou muito engraçado.” (Mariana Alexandre -6º A);

“ Gostei imenso da visita de estudo. Gostei de ir ao museu, senti-me viva naquele tempo, é uma forma de nos divertimos e aprendermos ao mesmo tempo. Também gostei do teatro Ulisses, porque lemos o livro e depois para compreender melhor fomos ver o teatro. Acho que voltava no tempo para fazer esta visita de novo.” (Alice Calado – 6º A);

”Adorei o teatro e a viagem.” (Joana Rodrigues – 6º B);

“ Adorei ir ao Terreiro do Paço ver o museu e ir ao teatro.” (João Gaspar – 6º B);

“ Foi fantástico ir ao museu…”. (Diogo Ferreira – 6º B);

“Foi a visita de estudo mais fixe…”. (Pedro Pombo – 6º B);

“ Gostei muito, gostaria de repetir.” (Margarida Pascoal – 6º B).