Home » VISITA DE ESTUDO DAS TURMAS DE 7.º ANO A LISBOA – MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA E FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

No dia 27 de maio, as turmas A e B do 7.º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo a Lisboa no âmbito das disciplinas de Educação Visual, História, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação.

O programa iniciou-se com uma viagem à história da arqueologia náutica e subaquática em Portugal através da exposição “O Tempo resgatado ao Mar”, patente no Museu Nacional de Arqueologia, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Além da mostra dos vários artefactos encontrados ao longo dos tempos nos mares portugueses, devidamente enquadrados em termos históricos e temporais, na visita guiada foram também explicadas várias das técnicas de exploração e conservação destes preciosos tesouros, algumas das quais, são comuns a outras áreas do conhecimento, como por exemplo a Paleontologia.

O almoço decorreu ao ar livre, desfrutando do jardim em frente aos Jerónimos, sem que antes observássemos algumas das Cycas lá existentes, que são plantas parecidas com palmeiras, mas que integram um conjunto de espécies vulgarmente chamadas de “fósseis vivos” devido ao facto de existirem na Terra desde há vários milhões de anos.

Na Fundação Portuguesa de Comunicações (FPC) tivemos uma agradável surpresa na visita guiada à exposição intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos das Comunicações em Portugal”. Alunos do Curso Profissional de Teatro do Liceu Passos Manuel surgiram de repente, com trajes de época, e animaram ainda mais a visita, com pequenas dramatizações que “encheram de vida” mais esta viagem, agora na evolução das comunicações no nosso país. Foi muito engraçado e didático. Esta aventura rumou até à “casa do futuro”, um sonho para todos, com as tecnologias e o design ao nosso dispor. Um sistema de segurança digno de filmes do 007, incluindo videovigilância inteligente, acessos através da impressão digital e código secreto, sistemas de áudio numa sala de cinema, para além de uma disposição espacial muito boa, prevendo a inclusão de possíveis deficientes motores e com peças de mobiliário e de decoração fantásticas, muito ergonómicas e de traço moderno.

A visita a Lisboa começou e terminou no mar. Ainda na FPC visitámos a exposição “O cabo submarino num mar de conetividades”, constando a real importância de Portugal no mundo da Internet, que devido à sua localização geoestratégica e à sua capacidade de inovação, temos nos fundos oceânicos do nosso país um ponto de amarração de sistemas internacionais de cabo submarino, promovendo e facilitando o tráfego entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades. Portugal é o único país no mundo com ligações diretas com todos os continentes, à exceção da Antártida.

Foi um dia em cheio! Viajámos pelo passado, pelo futuro e regressámos ao PRESENTE!

[AdSense-A]