Home » VISITA DE ESTUDO DA TURMA A DO NONO ANO

VISITA DE ESTUDO DA TURMA A DO NONO ANO

Nos dias 10 e 11 de abril de 2015 os alunos no nono ano realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Português, História e Educação Visual. Ao longo de dois dias puderam contactar com vários aspetos da nossa cultura.

No Porto, tiveram a oportunidade de descobrir alguns dos lugares mais emblemáticos do Centro Histórico do Porto, área classificada Património Mundial desde 1996. Subiram os 240 degraus da Torre dos Clérigos e contemplaram a cidade do cimo da torre; na Livraria Lello, eleita a terceira mais bela do mundo, os alunos puderam folhear várias obras e admirar a impressionante escadaria que inspirou a criadora do Harry Potter; continuaram o passeio cultural pela ponte D. Luís I, onde puderam desfrutar da fabulosa vista sobre a cidade e o rio; entraram na estação de São Bento e contemplaram os magníficos painéis de azulejos tradicionais portugueses que revestem o átrio desta estação, mais precisamente vinte mil azulejos do pintor Jorge Colaço com motivos da história e locais de Portugal.

Em Baião, na Fundação Eça de Queirós, uma quinta junto ao rio Douro, os alunos viajaram no tempo e entraram no mundo de Eça, um dos maiores escritores de língua portuguesa. Na Casa de Tormes, onde viveu Eça de Queirós e que foi cenário da obra «A Cidade e as Serras», puderam ver de perto todo o mobiliário, peças decorativas, livros, obras de arte e até alguns presentes oferecidos a Eça de Queirós pelo rei D. Carlos e a rainha D. Amélia. Além da visita à Casa Museu, puderam também desfrutar de todo o espaço envolvente e admirar uma paisagem lindíssima onde ressalta o granito e o xisto e encostas cobertas de vinhas que vão dar origem ao Vinho Verde de Tormes que é citado na obra A Cidade e as Serras – Jacinto, habituado aos bons velhos vinhos do Porto da adega do avô e aos jantares parisienses, regados com champanhes e com os mais raros borgonhas e bordéus, deslumbrou-se com o seu recém-descoberto Vinho de Tormes  “Mas nada o entusiasmava como o vinho de Tormes, caindo do alto, da bojuda infusa verde – um vinho fresco, esperto, seivoso, e tendo mais alma, entrando mais na alma, que muito poema ou livro santo”.

A última etapa desta viagem foi em Amarante. Cidade atravessada pelo rio Tâmega e rodeada de serras, com ruas estreitas onde podemos observar casas do século XVII com varandas de madeira colorida. Durante o almoço, os alunos desfrutaram de uma paisagem magnífica, com o rio como pano de fundo e a bela ponte de São Gonçalo que conduz ao monumental mosteiro do século XVI com o nome do mesmo santo. Aqui, onde está instalado o Museu Amadeo de Souza Cardoso, descobriram as obras deste grande pintor português, pioneiro da Arte Moderna e, depois de uma simpática visita guiada, passearam pelas ruas de Amarante e provaram os seus deliciosos doces conventuais.

[AdSense-A]