Home » Visita ao aeródromo de Ponte de Sor

Visita ao aeródromo de Ponte de Sor

No passado dia 23 de outubro, todos os alunos do curso de Proteção Civil visitaram as instalações do aeródromo de Ponte de Sor, acompanhados pelo diretor do agrupamento de Escolas de Gavião, prof. Paulo Pires; subdiretor, prof. Laureano Heitor e a diretora de curso, prof. Dina Faustino.

Vivenciaram-se momentos únicos!

O grupo foi recebido, amavelmente, pelo vereador da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Rogério Alves, que o acompanhou ao longo de toda a visita.

A primeira entidade a ser visitada foi a EMA – Empresa de Meios Aéreos, tendo sido explicado o seu modo de funcionamento, bem como explorados os equipamentos de que dispõe. Com a criação da EMA, Portugal passou a dispor de meios de proteção e socorro, em particular nos domínios da prevenção e combate a incêndios florestais, na busca e salvamento, na segurança rodoviária, na vigilância de fronteiras no contexto do espaço Schengen, a que se junta a possibilidade de utilização de meios aéreos.

Seguiu-se a entidade internacional GAir – Training  Center, onde o grupo pôde visitar salas de aula, torre de controlo, hangares, biblioteca, sala de convívio.  A sede situa-se em Portugal, tendo o seu principal centro de formação de pilotos no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e um polo secundário de formação de pilotos no Aeródromo Municipal de Cascais.

Terminámos a viagem com a visita às instalações, no aeródromo, dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, onde foi explorado o modo como funcionam e como intervêm, principalmente em caso de emergências.

Os alunos do TPC