Home » Teatro debate:”  IN Dependências” – medida 3 do programa “CUIDA-TE”

Teatro debate:”  IN Dependências” – medida 3 do programa “CUIDA-TE”

No passado dia 10 de dezembro, os alunos das turmas de 8.º, 9.º e 10.º anos do ensino regular e do ensino vocacional do Agrupamento de Escolas de Gavião, tiveram uma experiência enriquecedora, proporcionada no âmbito da medida 3 – teatro debate – do programa CUIDA-TE, do Instituto Português do Desporto e Juventude. Esta iniciativa realizou-se no Cineteatro Francisco Ventura, cedido pelo Município de Gavião e foi organizada pela equipa da saúde.

A Associação de Intervenção Social USINA levou a cena um teatro debate intitulado “IN Dependências”, que consistiu num pequeno prólogo seguido de quatro situações que visavam vários tipos de dependências: cena 1 – dependências de jogos, telemóveis e computadores; cena 2 – álcool, droga e algumas das suas consequências; cena 3 – droga, a iniciação; cena 4 – droga e diversão. Depois de assistirem a uma primeira versão destas cenas, os nossos alunos tiveram a oportunidade de subir a palco e “vestir a pele” dos atores e em parceria com os elementos da Associação USINA, recontar a história de cada uma das situações, intervindo numa perspetiva promotora de saúde, procurando um novo desfecho para cada cena. Sem moralismos, criou-se um espaço de debate e troca de ideias dinâmico, original, em que todos se consciencializaram de que o seu papel é fundamental na prevenção dos vários tipos de dependências.