Home » Supertmatik

Supertmatik

Durante o 2º período, no âmbito da disciplina de História de 3º Ciclo, decorreram as eliminatórias do Supertmatik de História de Portugal, organizado pela EUDACTICA EDITORA, muito ao estilo do “Quem quer ser Milionário?”, permitindo aos 39 alunos envolvidos provar que são uns ases da CLIOPATRIA e respeitadores das normas sociais e cívicas.

No final, após  suor, contrariedades, suspense, alguns desânimos com fair-play,  e intenso entusiasmo,  apuraram-se  os campeões e vice-campeões, representantes do Agrupamento de Escolas de Gavião, na final nacional :

* 7º Ano – Francisco Boialvo; Margarida Carriça

* 8º Ano – Filipe Marques; Ana Lopes

Seguiu-se, em duas sessões previamente calendarizadas (29 de abril e 2 de maio), sob supervisão das docentes responsáveis, Augusta Estrela e Raquel Gouveia, os 3 jogos obrigatórios on-line, que permitiram, para além do desenvolvimento e aprofundamento de memórias históricas desde a Antiguidade Clássica até à contemporaneidade, a utilização das TIC, concretamente, a Internet.

O balanço é extremamente positivo, face ao envolvimento, intensidade e  determinação revelados por todos os participantes, culminando no alcance das seguintes posições, do TOP 50 NACIONAL, disponibilizado pela entidade organizadora:

  • 4ª – Ana Lopes (8º B);
  • 21º – Filipe Martins (8º B);
  • 28º – Francisco Boialvo (7º A);
  • 42º – Margarida Carriça (7º A).

Ressalte-se, o alcance de algumas das metas projetadas no PE do Agrupamento para o triénio 2013-16. Sublinha-se também que um “simples” desafio, elevou a “moral” dos envolvidos, alargando a sua bagagem cultural, e motivando para a descoberta de novos horizontes. A Todos, PARABÉNS!

Para o ano, a experiência repetir-se-á, pois a HISTÓRIA, é uma ciência, DETERMINANTE PARA A EVOLUÇÃO HUMANA!

As docentes responsáveis,

Augusta Estrela e Raquel Gouveia

2 Responses to “Supertmatik”

  1. Genoveva Belona diz:

    Parabéns aos alunos participantes e às docentes quer pelos resultados alcançados quer pelo entusiasmo e determinação. Estou completamente de acordo que a HISTÓRIA, é uma ciência, DETERMINANTE PARA A EVOLUÇÃO HUMANA!

  2. Raquel Gouveia diz:

    Determinante, e tão menosprezada… Agradecida pelo comentário, educadora Genoveva 🙂 Convido-a a passear pelas rotas transatlânticas do átrio da nossa escola… E Navegar à Bolina, pois em ziguezague, conseguimos sempre contornar contrariedades 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.