Home » Semana das Línguas

Semana das Línguas

Na Semana de 1 a 5 de abril, decorreu a Semana das Línguas no nosso Agrupamento, em parceria com a Biblioteca Escolar. Esta atividade teve como objetivos alertar os nossos alunos para a importância da aprendizagem das línguas e incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural; promover a riqueza da diversidade linguística e cultural, que deve ser preservada e valorizada; promover o conhecimento das tradições associadas às culturas portuguesa, francesa e inglesa; desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita em língua portuguesa, francesa e inglesa; desenvolver o gosto pela escola e pela aprendizagem; fomentar o respeito por si mesmo e pelos outros; e desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo.

No dia 01/04 comemorou-se o dia do Português, tendo as turmas do 7ºA e do 8ºB participado (os alunos de ambas as turmas constituíram grupos mistos), na BE, numa atividade de escrita criativa. Ainda nesse dia, alunos das turmas do 8ºA e 9ºA participaram num workshop de teatro dinamizado também na BE, sob a orientação do ator José Gaspar.

No dia 02/04 assinalou-se o Dia do Inglês, o qual teve início com a prova de doces tradicionais britânicos “A Taste of England” dinamizada pelos alunos do 9º ano, que os ofereceram à toda a comunidade educativa ao som de música de língua inglesa passada na rádio escolar. As turmas foram ainda convidadas a visitar as exposições patentes na Biblioteca Escolar: To Read or Not to Read? There is no question! (8ºA); Long Live Rock n’Roll, (8ªB); Healthy Living (9ºA e 9ºB); Who am I, da responsabilidade da aluna Jéssica Garrido (9ºA), com caricaturas com traço da série americana The Simpsons de personalidades famosas de países de língua inglesa; e uma exposição de Lego com vários dos principais monumentos de Londres, da autoria do aluno Tomás Pereira (9ºB). Nesse dia foram ainda lançados os livros Bi-cultural Masterchef, com receitas tradicionais portuguesas e inglesas, e Food Proverbs, onde se encontram registados provérbios portugueses e ingleses relacionados com comida. As turmas do 3º ciclo participaram ainda no concurso em kahoot Who is the writer?

No dia 03/04 celebrou-se o Dia do Francês. Nesse dia, todo o átrio estava decorado com trabalhos efetuados pelos alunos, no âmbito das aprendizagens da língua francesa. Foi ainda nesse espaço que decorreu, ao longo do dia, com a dinamização dos alunos do CEF-Empregado/a de Restaurante/Bar, um Café Bistrot/ La Crêperie, onde foram vendidos bolos típicos franceses (duchesse, palmier, croissant au chocolate) e ainda crepes e sumos confecionados pelos mesmos. Os alunos do ensino básico puderam ainda assistir a alguns filmes franceses e os mais pequenitos (pré-escolar de Gavião) com alguns vídeos de música infantil francesa. Ao longo do dia a Rádio-Escola passou música francesa e ainda houve lugar a um pequeno momento de dança.

Mais uma vez, os nossos alunos estão de parabéns pelo envolvimento, empenho, dedicação e responsabilidade demonstrados!