Home » Semana da Europa

Semana da Europa

De 5 a 9 de Maio de 2014 decorreu a Semana da Europa, na nossa escola. As professoras Augusta Estrela e Sandra Conde prepararam esta atividade, em conjunto com os alunos dos sétimos e oitavos anos. Contaram também, com a preciosa colaboração da professora bibliotecária, dos docentes e alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo.

Nesta semana, promoveram-se e dinamizaram diversas atividades, divulgaram-se informações/curiosidades sobre a União Europeia e respetivos países-membros; proporcionou-se a degustação de uma ementa verdadeiramente europeia, deram-se a conhecer trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das disciplinas de História (em articulação com TIC) e Geografia, disponibilizaram-se vários links nos computadores da B.E. relacionados com temáticas europeias (permitindo aprender a brincar). Deram-se a conhecer algumas palavras nas diversas línguas existentes na U.E., nomeadamente Olá, Obrigado e Amor. Destaque-se ainda as pequenas palestras dirigidas aos alunos do terceiro ciclo, dinamizadas pela Dr.ª Ana Pereira do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

Montou-se uma pequena Exposição, subordinada à temática “Viajando pela Europa”, que contou com a participação ativa dos docentes que cederam objetos pessoais, relacionados com muitos dos países que compõem a União Europeia. É de salientar que esta actividade despertou imensa curiosidade/interesse na comunidade escolar.

No dia 9 de maio, alguns alunos do 3º, 4º, 6º e 9º anos interpretaram o Hino Europeu de forma magistral. A bandeira da U.E. foi hasteada enquanto alguns alunos do 9ºA tocavam o hino. Os alunos do 1º ciclo foram orientados pela professora Maria Manuela.

Gostaríamos de destacar os trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar que deram largas à sua imaginação através da ilustração das Estrelinhas da União Europeia. Já os alunos do primeiro ciclo pintaram as bandeiras de vários países.

A semana decorreu da melhor forma, foi notório o envolvimento da comunidade escolar nas diversas atividades propostas.

As professoras pretenderam promover actividades que aproximassem a Europa dos cidadãos e os povos europeus entre si. Esperemos que para o ano a dinamização e motivação sejam ainda mais visíveis.

Bem hajam todos.