Home » Semana da Alimentação

Semana da Alimentação

O que é a alimentação saudável?

A alimentação saudável pressupõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.

Alimentos ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os “alimentos base” do quotidiano para uma alimentação saudável.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Na semana de 18 a 22 de outubro foram desenvolvidas várias atividades correlacionadas com a alimentação saudável, prática regular de exercício físico e ingestão de mais frutas e legumes. Além de todo o trabalho curricular desenvolvido nas diversas áreas e disciplinas realizaram-se atividades diferenciadas para cada nível de educação e ensino.

Para o 1º ciclo foram dinamizadas diversas atividades nas AEC, tais como:

*Criação de um e-book e dramatização da história “Os três porquinhos” adaptada ao tema “Alimentação Saudável” – “Os 3 porquinhos da Alimentação” e, no final, oferta de fruta variada e criativa a todas as crianças. As crianças da educação pré-escolar também participaram nesta atividade.

*Criação de um vídeo com regras de boa alimentação e apresentação de uma coreografia de uma música alusiva ao tema da alimentação.

Para o 2º ciclo foi dinamizado, pelos alunos do secundário profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, com orientação da formadora Ana Paula, um concurso sobre Alimentação saudável e Saúde: “RODA DA ALIMENTAÇÃO”. Sempre que acertavam uma pergunta tinham direito a comer uma fruta e, no final, todos receberam umas belas maçãs.

Para o 3º ciclo foi organizado e dinamizado, pelos alunos do 12º ano de Técnico de Informação e Animação Turística e Técnico de Restaurante/Bar com supervisão dos formadores Sérgio Martins e Henrique Henriques, um workshop de “Frutas Criativas” e, no final, degustaram as várias frutas.

Nesta semana fez-se o lançamento do Projeto “Heróis da Fruta “para a Educação pré-escolar e 1º ciclo com o objetivo de aumentarem o consumo diário de frutas.

Organização: Equipa da Saúde; Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, Programa Eco-Escolas, técnicos das AEC, formadores dos cursos profissionais, Biblioteca Escolar.