Home » Rede Escolar

Rede Escolar

DIMENSÃO DO AGRUPAMENTO – REDE DE ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO (PÚBLICOS) EXISTENTES NO CONCELHO DE GAVIÃO.

Caraterização Institucional

O Agrupamento de Escolas de Gavião é constituído pela Escola Básica e Secundária de Gavião (sede do Agrupamento), bem como pela Escola Básica de Comenda e Jardim de Infância de Comenda.

NOME DO ESTABELECIMENTO DE ENSINOOFERTA EDUCATIVA / FORMATIVA
Escola Básica de Comenda/ Jardim de Infância de ComendaPré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Escola Básica e Secundária de GaviãoPré-Escolar
1° Ciclo do Ensino Básico
2° Ciclo do Ensino Básico
3° Ciclo do Ensino Básico
Secundário Profissional

Contextualização histórica

Os estudos preparatórios em Gavião remontam a Outubro de 1973, data em que se inaugurou a Escola Preparatória Hipólito Raposo, a qual funcionava no antigo seminário, situado na praça do Município.

Construíram-se novas instalações e no ano letivo de 1975/76 a Escola começou a funcionar na rua Francisco Ventura, mantendo o mesmo nome até novembro de 1979, altura em que passou a designar-se Escola Preparatória de Gavião. Através da Portaria nº346/1985 mudou novamente de nome, passando a denominar-se Escola C+S de Gavião. Pela Portaria nº 560-A/1997, a partir de 1 de Setembro desse ano a Escola passou a designar-se Escola Básica 1,2,3 de Gavião. Posteriormente, a 1 de Dezembro do mesmo ano, assumiu o nome de Escola Básica Integrada de Gavião (Decreto-Lei nº 314/1997, de 15 de Novembro), tendo passado, em 1 de Setembro de 2001, para Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Gavião (Portaria 1046-A/2001, de 31 de Agosto).

Por Despacho do Senhor Diretor Regional de Educação do Alentejo, datado de 3 de Abril de 2004, foi homologada a proposta de constituição do Agrupamento Vertical de Gavião.

Pela aplicação do Decreto-Lei nº299/2007, passou a denominar-se Agrupamento de Escolas de Gavião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.