Home » Quintinha Pedagógica: “Pet House”

Quintinha Pedagógica: “Pet House”

O Orçamento Participativo das Escolas é um processo democrático em que os alunos do 3º ciclo e ensino secundário podem decidir o que querem melhorar na sua escola. Para alcançar este objetivo têm que apresentar uma proposta que vai ser debatida e publicitada na escola. A etapa seguinte é o processo eleitoral em que são os alunos, através do seu voto, a escolher a proposta vencedora. Este projeto DÁ VOZ AOS ALUNOS e implica a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.

Decorrente do Orçamento Participativo da nossa escola, no ano letivo transato, venceu a proposta “Pet House” apresentada pelos alunos da turma do 7º B (atual 8º B), com uma verba de 500 € atribuída a nível ministerial para implementação da mesma.

Após todo o processo de construção das instalações e procura das condições adequadas para os habitantes desta “Pet House”, a Escola Básica e Secundária tem agora duas cabrinhas anãs, dando início a uma Quintinha Pedagógica que pretende complementar a Horta Biológica.

Estas duas cabrinhas foram acolhidas com muita curiosidade e alegria por todos os alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, pelo pessoal docente e não docente.

Após o necessário período de adaptação ao espaço e ao movimento inerente ao espaço exterior de uma escola, as cabrinhas passarão a ser cuidadas e alimentadas pelos alunos, em sistema rotativo, e com recurso a um banco de voluntários.

Os benefícios pedagógicos do contacto com animais são inúmeros, como melhorar a interação social, proporcionar um aumento da autoestima e bem-estar geral, assim como fortalecer o sistema imunitário. Está comprovado que Escolas que possuem animais transmitem aos alunos valores, tais como, responsabilidade, respeito e colaboração. Entender como cada animal se comporta, como se alimentam, como e quando dormem e como gostam de brincar é fundamental na formação das crianças e jovens.