Home » Projeto Parlamento dos Jovens

Projeto Parlamento dos Jovens

A Escola Básica de Gavião aderiu mais uma vez a este projeto que é uma iniciativa da Assembleia da República.

O Programa Parlamento dos Jovens tem como objetivos:

a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;

c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

No presente ano letivo o tema é “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação”.  Iniciamos o debate do tema com a colaboração da técnica da APAV em todas as turmas do 2º e 3º ciclos, seguidamente houve um tempo para formação de listas e respetiva campanha eleitoral.

No dia das eleições que decorreram dentro do maior civismo foram eleitos 31 deputados que defenderam os seus projetos de recomendação na Sessão Escolar. A mesa da sessão foi presidida pela Mariana Leal, do 9º B, com a Jader Matias, do 5º A, como vice-presidente e secretariada pelo Guilherme Estevinha, do 9º A.

Nesse dia foram eleitos os deputados que representarão a nossa escola na Sessão Distrital a realizar em Portalegre, assim como a candidata à mesa dessa mesma sessão: Romeu Pessoa; Patrícia Gaspar; Mariana Leal que é também candidata à mesa e Joana Coentre.

A TODOS(AS) MUITOS PARABÉNS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.