Home » Projeto Missão: S.O.S. Floresta na Mostra Nacional da 15ª edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

Missão: S.O.S. Floresta surge da preocupação das crianças do jardim-de-infância de Gavião face aos incêndios que devastaram 35% da área do concelho.

Que podemos fazer para evitar que volte a acontecer? Foi o desafio lançado pela educadora ao grupo.

Do debate de opiniões e estímulo de ideias surgiu o presente projeto. O grupo de crianças e a equipa do JI chegaram à conclusão que sozinhos não poderiam pôr em prática as suas ideias e foram procurar parceiros na comunidade e colaboradores na escola.

Mas para mudar é preciso saber e aprender. Através de pesquisas e atividades práticas as crianças realizaram aprendizagens sobre as árvores, as florestas e os riscos de incêndio, tendo os pais e famílias como aliados.

Conhecimento, imaginação e criatividade transformam o Mundo e assim surge o protótipo Maquete interativa, aliando ciência e tecnologia, e que contou com o apoio do diretor do agrupamento e da docente de educação tecnológica. Esta Maquete permitiu às crianças visualizarem a importância que uma floresta limpa e ordenada tem e o efeito devastador dos incêndios.

A aposta central era promover a mudança de atitudes, a cidadania ativa apoiada na ciência e na tecnologia. Apostar na prevenção. E essa aposta foi ganha.

“Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi.” Confúcio
Jardim de Infância de Gavião