Home » Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens

No dia 17 de dezembro realizou-se uma ação de sensibilização para o tema “Racismo, Preconceito e Discriminação”, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Sr. José Pio e do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Gavião, Sr. Professor Jorge Martins. Ainda subordinada ao mesmo tema e no mesmo âmbito, realizou-se no dia 11 de janeiro do corrente ano, uma nova sessão que contou com a presença do Senhor Deputado da Assembleia da República, eleito pelo distrito de Portalegre, Dr. Luís Testa, e com a Senhora Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Gavião, professora Genoveva Belona e dos acima mencionados Senhores Presidentes do Município e da Assembleia Municipal do Gavião. Também o Sr. Diretor do Agrupamento esteve presente nas duas sessões que tiveram uma significativa participação dos alunos. É a sexta vez consecutiva que a direção da nossa escola propõe a participação neste projeto em que são sempre explorados temas atuais e de grande pertinência, e em que se pretende incentivar a participação cívica dos alunos bem como proporcionar-lhes momentos de vivência democrática. Este ano a temática centra-se, como foi mencionado, no racismo, no preconceito e na descriminação, sintomas de uma intolerância que pode ser analisada num contexto dum precário conhecimento dos cidadãos face a diferentes culturas, diferentes modos de ser e de estar. É no sentido de formar cidadãos críticos, responsáveis, ativos e promotores do bem-estar social que os professores da escola desenvolvido a sua atividade e é, neste pressuposto, que se enquadra a participação no projeto “Parlamento dos Jovens”.

Agradece-se ainda a todas as instituições e entidades que colaboraram nestes eventos e ainda a forma empenhada e profícua como o fizeram.

[AdSense-A]