Home » Laboratório Aberto/Atividades Lúdico -Pedagógicas

Laboratório Aberto/Atividades Lúdico -Pedagógicas

No dia 13 de abril realizou-se a atividade do Laboratório Aberto (sala CN1) o que possibilitou uma abordagem lúdico-didática de conteúdos programáticos específicos no âmbito das disciplinas de Físico-Química e de Ciências Naturais, consolidando algumas aprendizagens e, simultaneamente, promovendo o gosto e a curiosidade pelas temáticas. As atividades práticas selecionadas foram diversificadas e enquadradas de acordo com diferentes níveis etários e ciclos de ensino, estando articuladas com conteúdos programáticos já lecionados e outros a lecionar, funcionando como estímulo a aprendizagens futuras. Houve envolvimento ativo dos alunos quer na na execução das atividades, quer na monitorização de atividades para outros colegas, num trabalho de pares.
O facto de existirem atividades práticas que conciliavam conhecimentos e conteúdos da Físico-Química e das Ciências Naturais em simultâneo, possibilitou um reforço da visão do conhecimento científico como um todo e não, como algo compartimentado, que muitas vezes integram conceções alternativas.
Relativamente às Atividades Lúdico-Pedagógicas (sala 5), e de acordo com o agendamento de turmas, os alunos puderam realizar atividades de forma lúdica e autónoma, de maneira a que houvesse uma rentabilização dos recursos disponíveis de matemática.

z