Home » Jogo do 24

Jogo do 24

banner24O Jogo do 24 é um Jogo de cálculo mental que surgiu em 1998 e que tem por objetivos: treinar o cálculo mental, criar o hábito de relacionar os números entre si e, criar o gosto de aprender Matemática através de um jogo.

À volta de uma mesa colocam-se três ou quatro jogadores e o coordenador, que coloca as cartas e contabiliza os pontos. As cartas são lançadas uma de cada vez e, ganha a carta em jogo, o jogador que primeiro toque na carta e consiga rapidamente dar o resultado final. Começando a dizer o nome da última operação, tem depois de explicar como conseguiu obter o resultado de 24, utilizando obrigatoriamente os quatro algarismos da carta, recorrendo à adição, subtração, multiplicação e divisão.

Os professores de Matemática reconhecem as potencialidades desta atividade e procuraram motivar e envolver os alunos na sua concretização, pelo que dinamizaram, durante o segundo período, o Campeonato do Jogo do 24, que contemplou duas eliminatórias e mobilizou alunos do 5ºano de escolaridade.

Consagrou-se Vencedor, o aluno do 5ºB, Simão Faria. PARABÉNS!

Professora Helena Afonso