Home » EXPOSIÇÃO – NAVEGAR À BOLINA

EXPOSIÇÃO – NAVEGAR À BOLINA

Patente no átrio da Escola Básica de Gavião, desde o dia 3 de junho até ao final do ano letivo, a exposição Navegar à Bolina, pretendeu assinalar os 620 anos da passagem do Cabo Bojador, por Gil Eanes, e o papel dos portugueses na desconstrução de mitos e lendas que povoavam o imaginário do Homem Medieval, sobre o Oceano Atlântico, ou Mar Tenebroso, bem como na aproximação de povos, costumes e culturas, determinantes para a GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALIDADE e MISCIGENAÇÃO. A iniciativa decorreu da metodologia de trabalho de projeto, desenvolvida no 8º ano, com o contributo transversal e apoio incondicionais das docentes Cristina Mingacho e Helena Farrolas, centrando-se em três núcleos : os monstros, criações estéticas em “modus” reciclagem, partindo das visões criativas dos alunos; a subtileza da caravela na arte de bolinar, com instrumentos náuticos; o comércio intercontinental. Camões e Pessoa espreitaram por entre as ondas, com versos d’OS Lusíadas e Mar Português, respetivamente.

Um bem haja a todos os que colaboraram nesta atividade: alunos, pais, docentes e pessoal não docente.

Namban, JAPÃO
Afonso de Albuquerque, GOA