Home » Dia de S. Martinho em Vale de Gaviões

Dia de S. Martinho em Vale de Gaviões

Reza a lenda que, “num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, viu um mendigo tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante… São Martinho não hesitou, parou o cavalo, estendeu a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. Subitamente, o céu ficou límpido e um sol iluminou a terra de luz e calor”…

Foi com esta lenda, que o Jardim de Infância e a Escola Básica de Vale de Gaviões começaram o dia de festa, no Centro Social da localidade. Crianças e idosos ouviram a personagem “S. Martinho” fazer relato da sua história de vida e as crianças da escola do 1º ciclo completaram a apresentação da lenda apresentando um teatro de fantoches.

Canções, música e castanhas bem quentinhas animaram o magusto onde não faltou a  boa disposição de todos.

Conviver ajuda a crescer!