Home » Dia da Europa

Dia da Europa

No dia 9 de maio celebra-se o Dia da Europa. Para assinalar esta data, segunda-feira, dia 12 de maio, decorreu na Biblioteca Escolar uma sessão de esclarecimento com a Dr.ª Isabel Baltazar, Professora Investigadora na FCSH, da Universidade Nova de Lisboa, subordinada ao tema A JUVENTUDE E A EUROPA.

No início da sessão, os alunos do 5.ºA e 5.ºB apresentaram os 28 países que fazem parte da União Europeia, ao som do hino de cada país, e fixaram no placard as bandeiras que prepararam nas aulas. Depois, a Dr.ª Isabel iniciou a sua apresentação transmitindo várias informações sobre a organização da União Europeia e todos perceberam melhor o que é ser um cidadão europeu.

De seguida, os alunos do sexto ano surpreenderam todos os presentes com o Hino da Alegria, melodia escolhida para simbolizar a União Europeia, composto por Ludwig Van Beethoven em 1823. Um a um, os alunos levantaram-se e começaram a tocar flauta e encantaram a assistência com esta melodia da 9.º Sinfonia de Beethoven.

No final da sessão, todos cantaram os parabéns à Europa, pelos 65 anos da União Europeia, e deliciaram-se com o “bolo da Europa” confecionado pela D. Vera.

Ainda houve tempo para uma entrevista para o Jornal Online Página Aberta, dirigida pelos alunos do Clube Multimédia.

Além do encontro na biblioteca, os alunos também realizaram vários trabalhos para decorar o átrio principal e a Biblioteca com motivos alusivos à Europa.

Todas as atividades correram muito bem e foi uma tarde enriquecedora. Agradecemos à Dr.ª Isabel Baltazar a sua disponibilidade e o empenho dos alunos envolvidos (as turmas de inglês dos 4.º, 5.º e 6.º anos, os alunos do Clube Multimédia) e dos professores responsáveis (Departamento de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras de História e Educação musical do 2.º Ciclo).

[AdSense-A]