Home » Comemorações do Dia da Europa

Comemorações do Dia da Europa

No âmbito das Comemorações do Dia da Europa, 9 de maio, realizaram-se na Escola várias atividades dinamizadas, em articulação com a Equipa da Saúde, os docentes de Cidadania e Desenvolvimento e os docentes de Geografia.
Promovendo-se uma cidadania ativa e participativa, pretendeu-se que os jovens reconhecessem a importância de pertencer a uma comunidade europeia que lhes proporciona diversas valências, oportunidades, valores e diversidades.
Foram várias as ações que visaram o aprofundamento do conhecimento europeu quer a nível da saúde quer a nível das instituições democráticas e do património cultural. Aliado a esta temática, comemorou-se ainda o “Mês do coração”.
A semana iniciou-se, dia 6, com a sessão de “Higienização das mãos”, direcionada aos alunos do pré-escolar; no dia 7, “Coração Saudável e Feliz”, toda a comunidade educativa pôde ter ao seu dispor a Unidade Móvel do CSG e realizar rastreios clínicos gratuitos. No mesmo dia, os alunos do 3º ciclo puderam participar na palestra “Os Jovens e a Europa”, dinamizada pela Dr.ª Ana Simão Pereira, representante da Europe Diret. No dia 8, os alunos puderam assistir a dois vídeos: um sobre o “Cartão Europeu de Seguro de Doença”, como obtê-lo e a sua importância numa Europa de livre circulação; o outro sobre como ensinar as crianças a prevenir enfartes do miocárdio. No dia 9, DIA DA EUROPA, o dia iniciou-se com a audição do “Hino da Europa”, pelos alunos do Ensino Básico da Música e à tarde toda a comunidade educativa pôde assistir a uma palestra sobre “A importância das plantas aromáticas na alimentação mediterrânica”, dinamizada pela Dra. Fernanda Delgado, professora adjunta do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Apelando aos valores da solidariedade, associámo-nos uma vez mais à nobre Missão da Operação do Nariz Vermelho, angariando alguns fundos na venda de produtos alusivos ao tema, por forma a poder contribuir para levar o sorriso a muitas crianças doentes. O dia não poderia terminar da melhor maneira, pois todos puderam participar num workshop de “Pitéus mediterrânicos”, dinamizado pelo formador Francisco Santos, a nutricionista Catarina Tomás e os alunos do CEF – Empregado/a Restaurante/Bar, tendo todos oportunidade de degustar os mesmos.
É ainda de realçar que ao longo da semana, toda a comunidade educativa teve oportunidade de explorar uma exposição temática sobre a Europa: os alunos do 7º ano de escolaridade elaboraram réplicas de alguns monumentos europeus e os alunos do 9º ano pintaram telas e realizaram faixas, com os valores que a Europa apresenta e representa para o mundo.
A todos que permitiram a realização desta semana temática – MUITO OBRIGADA!