Home » Comemoração do Dia Europeu da Segurança Rodoviária – 9 de maio

Comemoração do Dia Europeu da Segurança Rodoviária – 9 de maio

Os alunos do nono ano do agrupamento propuseram no âmbito da disciplina de cidadania e, neste momento de avaliação, trabalhar ao nível do voluntariado.
Assim, uma vez que no dia nove de maio se comemorou o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, estes alunos prepararam uma sessão formativa que, posteriormente, apresentaram ao grupo do pré-escolar do Jardim de Infância de Gavião. As crianças do pré-escolar aprenderam algumas regras de segurança rodoviária e fizeram com os alunos da turma B do nono, sinais de trânsito.
Posteriormente, realizámos no pavilhão da escola com o auxílio dos alunos da turma do nono A, um circuito rodoviário, com os sinais de trânsito, passadeiras, rotundas, semáforos, entre outros, onde as crianças do pré-escolar colocaram em prática o que aprenderam com os alunos mais velhos.
As famílias das crianças do JI trouxeram bicicletas, triciclos, carrinhos e tratores com os quais os seus educandos participaram no circuito dinamizado pelos alunos do 9º ano e, de forma lúdica e prática, aprenderam muito mais sobre segurança rodoviária no duplo papel de peão ou condutor dos veículos acima mencionados.
No ano Nacional da Colaboração, esta parceira veio provar que é possível trabalhar em conjunto e que, quer os mais pequenos quer os mais graúdos, aprenderam uns com os outros.

Marina Machado e Genoveva Belona