Home » Canguru Matemático sem Fronteiras

Canguru Matemático sem Fronteiras

CanguruO Canguru Matemático sem Fronteiras consiste num concurso com uma única prova: não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. Existem 8 Categorias, de acordo com as idades dos alunos: Mini-Escolar nível I (2.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade), Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade), Cadete (9.º ano de escolaridade), Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade) e Estudante (12.º ano de escolaridade).

A prova é constituída por um questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente e tem como objetivos:

•  Estimular o gosto e o estudo pela Matemática.
  • Atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina.
  • Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

Esta prova com um caráter internacional, reúne personalidades do mundo da matemática de 47 países. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Agrupamento de Escolas de Gavião com o apoio do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, participou no dia 27 de abril de 2014, num total de 76 alunos, nas categorias Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade, Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade) e Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade). Notou-se ao longo da prova um grande empenho e motivação no cumprimento dos objetivos pretendidos.