Home » Canguru Matemático sem Fronteiras

Canguru Matemático sem Fronteiras

Mais uma vez, realizou-se o Campeonato do Canguru Matemático no dia 15 de março no Agrupamento de Escolas de Gavião, com a participação de todos os alunos do 2º, 3º e 4º anos e dois representantes por turma do 2º e 3º ciclos.

Continuou a verificar-se um grande empenho e interesse dos alunos na participação do mesmo, pois abrangia diferentes categorias que continham diferentes graus de dificuldade (Nível 1, 2 e 3) por prova:

• Categoria Mini-Escolar – nível I (para alunos do 2.º ano de escolaridade);
  • Categoria Mini-Escolar – nível II (para alunos do 3.º ano de escolaridade);
  • Categoria Mini-Escolar – nível III (para alunos do 4.º ano de escolaridade);
  • Categoria Escolar (para alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade);
  • Categoria Benjamim (para alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade);
  • Categoria Cadete (para alunos do 9.º ano de escolaridade).

A aplicação desta prova teve o apoio da Associação Canguru sem Fronteiras que é uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que teve lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretendeu-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso “Canguru Matemático” contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para TODOS os alunos! Não existia uma seleção prévia.

Os alunos tiveram uma grande abertura neste tipo de atividade, tendo em consideração o empenho com que resolveram a prova.

Após 15 de abril será divulgado a lista, por categorias, da classificação obtida.

20 de março de 2018

(Paulo Alex. Jorge e Afrânio Almeida)

One Response to “Canguru Matemático sem Fronteiras”

1. Afrânio diz:

Parabéns a todos os alunos pela forma exemplar como participaram!

Quanto a felicitações sobre resultados só mesmo em Abril.

Boas férias a tod@s @s alun@s!