Home » A Robótica e a Programação na disciplina de TIC

A Robótica e a Programação na disciplina de TIC

No âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de TIC, é tratada a temática da algoritmia com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional nos alunos, devendo estes ser capazes de elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais e ambientes de programação.  

A lógica é a base da aprendizagem da programação, por envolver uma série de habilidades cognitivas, devendo ser trabalhada desde a infância, auxiliando os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade e a facilidade em resolver problemas. 

Para o cumprimento destes objetivos são abordados na disciplina de TIC diversos conteúdos e realizadas diversas atividades em sala de aula, assim como a utilização de software e diferentes desafios. Neste sentido, os alunos participaram em desafios internacionais, como a CODE WEEK no âmbito dos Desafios “Hora do Código” – CODE.ORG e contactaram com o ambiente de programação com SCRATCH e ainda, com a programação de robots educativos, que auxiliam na assimilação e aplicação dos conteúdos.  

Alguns dos desafios que se colocam nesta temática, é fazer com que este seja um tema leve e empolgante e que realmente desperte a curiosidade dos alunos sobre o tema, de maneira compatível com a idade que possuem.