Home » “A ESCOLA VAI AO MUSEU”

“A ESCOLA VAI AO MUSEU”

Na passada sexta-feira, dia 21 de maio, o JI de Gavião realizou uma visita temática ao Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver a convite do município de Gavião. Esta atividade teve como tema “O Ciclo da Lã” e foi realizada em parceria com o Museu de Lanifícios da Covilhã.

Iniciámos a atividade com a observação e manuseamento de vários tipos de lã, das várias raças de ovelhas que existem no nosso país: Merina da Beira Baixa, Churra Mondegueira, Bordaleira ou Serra da Estrela e da raça Sulffolk (ovelha Choné) que existe em Inglaterra. Todas as crianças relataram que “as lãs eram muito fofinhas”.

De seguida observámos a lavagem da lã, a qual deve ser realizada com água bem quente, para que lhe seja retirada a sujidade, porque “as ovelhas andam sempre na terra…” e também para que seja retirada a gordura.

Depois da lavagem ficámos a saber que o processo seguinte é o tingimento. Observámos o tingimento de um pedaço de lã com um corante naturalcascas de cebola – às quais se juntou um pouco de vinagre, que serve para abrir a lã permitindo que fique colorida de forma mais uniforme e um pouco sal que ajuda a fixar a cor. O tingimento consiste em “cozer a lã”, numa panela, em água a ferver e este pedaço de lã ficou, “cor de laranja”.

Após o tingimento seguiu-se a cardação. Este processo consiste em colocar pedaços de lã nas cardas, para que seja “penteada” iniciando-se aqui o processo do fio.

De seguida foi o momento da fiação com a ajuda de um fuso. Aqui a lã é transformada em fio, com o qual se formam as meadas que são colocadas no sarilho para que fiquem esticadas e possam depois ser enroladas em novelos.

Foi uma visita muito interessante, as crianças participaram com muito agrado e de uma forma simples, mas prática, observaram e manusearam materiais e ficaram assim a conhecer o Ciclo da Lã.

Obrigado a todos por nos proporcionarem momentos ricos de saberes.

Registo fotográfico da atividade: